Vantagens e desvantagens de carros a Diesel

O diesel voltou a ser um dos temas debatidos no universo automobilístico. Veja alguns prós e contras acerca de carros a diesel.

O debate sobre a liberação do diesel para uso em carros de passeio voltou a ser destaque na mídia. O combustível é proibido para carros da categoria desde de 1976, quando passou a ser liberado apenas para os veículos com capacidade acima de 1 tonelada de carga. Contudo, um projeto de lei enviado à câmara recentemente, quer liberar o uso para fabricação de modelos específicos.

Carros a diesel

Essa proibição surgiu quando o petróleo brasileiro estava passando por um momento complicado. Foi quando o país investiu na criação do etanol com o objetivo de equilibrar a economia. Contudo, as empresas continuam brigando com o legislativo para a liberação. O último projeto que defendia a utilização do diesel foi derrubado há pouco mais de 1 ano.

Abastecer com diesel

Não se pode ter a certeza que dessa vez o projeto passará, mas, segundo especialistas, o diesel poderia ser uma grande aliada ao consumo absurdo de combustível, podendo ser uma alternativa para muitos taxistas e motoristas fazem uso ostensivo do carro.

Esportividade e economia

Os principais potenciais dos carros a diesel estão ligados ao consumo reduzido de combustível e a resposta à aceleração mais eficientes. Trocando em miúdos,  você poderia acelerar mais e gastar menos. Alguns modelos fabricados em outros países, o consumo médio da categoria é de 30km/l. Poderíamos até comparar ao consumo de uma moto à gasolina. Ou seja, se você abastece 50 litros, você poderia rodar cerca de mil quilômetros tranquilamente. Esportividade e economia andam juntas.

Carro Volvo diesel

Quando se pensa em diesel, vem logo a mente "poluição". ERRADO! Um carro movido a diesel possui catalizadores e filtros eficientes que reduzem a emissão de gases poluente a níveis próximos a zero.

Preço

A desvantagem mais gritante para um carro a diesel é que ele é bem mais caro que o comum. Porém, o fato de ele ser mais caro, pode não interferir tanto quando se avalia a ralação custo x benefício. Pois vários fatores podem ser postos à mesa: durabilidade, economia e preço de revenda, seriam algumas delas.

Golf GTI diesel

Carros a diesel possuem valor de revenda bem superiores se comparado aos de gasolina. Para se ter como exemplo, faça uma pesquisa e compare os valores das pick-ups vendidas no Brasil. Logo você verá uma diferença bem notável.

Durabilidade

A questão da durabilidade é o que atrai mais nos carros a diesel. Afinal, ninguém gosta de ficar indo ao mecânico a toda semana. O fato do motor ser mais robusto, forte e dispensar muitos componentes dos motores padrões, como por exemplo, a vela. Faz com que a ida ao mecânico seja a longo prazo.

Motor diesel VW

Porém, nem tudo são flores. O fato desse motor possuir mais aparato tecnológico, pode tornar a manutenção um pouco mais cara. Isso está relacionado a complexidade em manusear a manutenção e a compra dos componentes a serem trocados.

Polui menos

Os carros movidos a diesel possuem uma vantagem muito notável quando se fala em poluição. Seus avançados filtros e catalisadores neutralizam a maior parte dos gases, deixando a nível muito baixo. Mas isso não quer dizer que os carros movidos a outros combustíveis sejam poluentes, isso é mais para quebrar o clichê de que o diesel é o mais poluente.

Poluição dos carros.

Podemos dizer que os vilões da poluição são os veículos mais velhos, e isso vale tanto para diesel quanto para gasolina. Para você ter uma ideia, um carro antigo que não possui filtro, ou mantém péssimo estado, polui o equivalente a 20 carros atuais.

Modernidade

O desenvolvimento de componentes modernos e cada vez mais inovadores, faz com que as montadoras e as fabricantes de peças queiram investir nesse tipo de veículo. O fato de dar outras formas para o consumidor investir seu dinheiro já é uma inovação. E isso é algo que pode ser muito vantajoso para quem roda muito, como por exemplo, executivos, taxistas, etc.

4x4 diesel

(Foto: Renato Durães)

Contudo, isso é algo a ser pensado com muito cuidado, pois são pesos e contrapesos. Tudo dependerá da liberação do legislativo, enquanto isso, ficamos aqui antenados.

Publicado por Luis Carlos
Revisado em 19/10/2015

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentários

  • leonardo

    05/06/17

    Algumas crase faltando, do resto não tem nada demais, fernando. no mínimo, você não passa de um zé mané à la bostê.
    responder
  • sergio luiz zuanazzi

    21/04/17

    Estive em luxemburgo à um ano, verifiquei que a maioria dos automóveis são movidos à diesel. fiz algumas indagações e naturalmente vi vantagens, economia, autonomia e potência, foram o que ouvi. entendo como positiva a implantação desta energia em nossos automóveis.
    responder
  • alexandre gastão

    28/01/17

    A matéria é muito sucinta. p. ex.: qual a determinação legal existente que faz exigir a "liberação do legislativo" ?
    responder
  • fernando

    10/04/16

    Tem redator e/ou revisor este site? português péssimo para ser otimista, texto redundante, de pouca clareza faz da experiência de ler este site, uma das piores já experimentadas na web. lamentável não dominar nem a língua mãe, nem a capacidade de produzir um texto que flua normalmente.
    responder

Comentar