Saiba como funcionam os radares das rodovias brasileiras

Você sabe como funcionam os radares instalados nas rodovias brasileiras? Então, atente em algumas informações e fique por dentro!

Radares nas rodovias

Os motoristas que circulam pelas ruas e rodovias brasileiras, já estão acostumados aos inúmeros radares e equipamentos que filmam e fotografam seus veículos em caso de infração. Mas nem todos os motoristas sabem como é o funcionamento dos radares e o chamam de “indústria da multa”.

Os radares são essenciais na prevenção de acidentes rodoviários e urbanos, além de oferecer maior segurança e organização ao trânsito. Os aparelhos são chamados pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) de “equipamentos medidores de velocidade” e estão divididos em quatro tipos: fixo, estático, móvel e portátil.

Tipos de radares

O aparelho de radar fixo é instalado em local definido, de caráter permanente e por fim é um dispositivo registrador de imagem. Já o radar estático fica alojado em um veículo parado ou em um suporte apropriado – portanto, sua localização é imprevisível.

O radar móvel, por sua vez, é instalado a um veículo em movimento que faz a medição ao longo da via. Finalmente, o portátil é direcionado manualmente para o veículo alvo. Em relação aos medidores por tipo de tecnologia, existem os sensores de superfície (laços indutivos), Doppler ou Laser. Ainda há o “caetano” ou pardal, registrador fotográfico de veículos que desrespeitam o sinal vermelho.

Radares móveis

Todos os medidores de velocidade em operação no Brasil são conferidos com o padrão legal e funcionam sob inspeção do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). As multas aplicadas a partir de infrações registradas por equipamentos eletro-eletrônicos passam por avaliação de validação da imagem, e seus valores variam de acordo com o grupo em que elas se enquadram.

Punições para inflações do trânsito

No caso de uma infração “Leve”, o condutor perde três pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e paga, até a data do vencimento da multa com 20% de desconto, o valor de R$ 42,56. Na infração “Média” ocorre a perda de quatro pontos e pagamento de R$ 68,10.

Aplicando multa

A “Grave” salta para cinco pontos e custa, no mínimo, R$ 102,15. Já a “Gravíssima” faz com que o motorista perca sete pontos e desembolse de 191,54 a 957,70 reais. Isto porque algumas multas deste grupo são agravadas pelo próprio Código e têm seus valores multiplicados por três ou por cinco vezes. Segundo a Portaria 115 do Inmetro, a tolerância dos radares é de 7 km/h para velocidades até 100 km/h e 7% para velocidades acima de 100 km/h.

Curiosidades sobre os radares

A tecnologia utilizada em medidores de velocidade no Brasil é de última geração. “A maioria dos radares possui OCR (reconhecimento de caracteres), flashes infravermelhos, câmeras digitais, conexões para envio dos dados por wireless, fibra ótica, entre outros”, explica o chefe da Divisão de Instrumentos de Medição de Comprimento e Força do Inmetro.

Ele também detalha que pelo fato de os equipamentos possuírem flash infravermelho, são capazes de detectar e registrar com clareza a placa do veículo sem que o condutor possa enxergar qualquer luz. Caso dois veículos passem ao mesmo tempo por um radar e um deles esteja com a velocidade acima da permitida, apenas o infrator será fotografado. Isto ocorre porque os radares fotográficos estão posicionados para controlar os automóveis de cada uma das faixas de rolamento. Os registros são analisados individualmente para aproveitamento ou não da imagem. Havendo dúvida sobre qual veículo acionou os sensores, mesmo que tal possibilidade seja remota, a imagem é descartada.

Radares de última geração

Segundo o diretor técnico da Perkons, que é uma fabricante de radares, todos os equipamentos da empresa possuem tecnologia infravermelha, portanto, sempre funcionam à noite. Ele ainda comenta como funciona a captação de imagem feita por um radar. “No caso dos medidores de velocidade tipo fixo, o veículo passa por dois sensores indutivos instalados sob o asfalto.

Um microprocessador recebe os sinais elétricos emitidos pelos sensores e calcula a velocidade do veículo, com base na distância e no tempo. Através da análise do chamado perfil magnético, é possível confirmar a velocidade medida com alta precisão. Um sistema de vídeo é acionado para capturar a imagem do veículo infrator, que logo é criptografada para garantir a inviolabilidade do sistema”.

Quer saber mais sobre os radares das rodovias? Então, assista ao vídeo que segue abaixo.

Publicado por Bruno
Revisado em 26/09/2017

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  • jose camargo

    11/02/14

    Melhor para disciplinar o motorista é exigir dispositivo de fabrica instalado nos carros, que alertem numa tela o numero e com som a velocidade do momento. conjugado com essa possibilidade ja disponivel em gps seria sempre um lembrete para uma possivel distração do condutor. aí sim... caso fosse pego no desrespeito á lei; multar e pesado. outra coisa é colocar o atropelante de pedestres na cadeia, sem ressalva de autoridade e filhinhos de papai que saem rindo da cara do policial. (veja caso do thor batista)
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  • wanderson

    17/09/13

    Minha dúvida é a seguinte: essas cameras conseguem captar imagem a noite, com baixa luz? pq se for o mesmo mecanismo de cameras digitais, caso nao haja um flash, é praticamente impossível se captar uma imagem nitida delas a noite. grato.
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  • alfredo pasquali

    18/06/13

    Desejo saber qual é o alcance dos radares fixos. ultimamente recebi três multas uma a velocidade permitida era de 40 km/h e o radar marcou 47 km/h a segunda marcava 60 km/h e o radar marcou 68 km/h. sempre pego após eu ter passado pelo radar, sempre passo na medida certa mas após passar recomeço a andar normalmente mas sou pego após ter passado. pergunto até quantos metros ele pode me interceptar.
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  • rodrigo

    15/03/13

    Os radares moveis ou portateis funcionam durante o tempo em que o instalador esta mexendo nele?
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  • leandro

    20/08/12

    Minha duvida é a seguinte estava em uma rodovia que marcava 60km/h e passei a mais ou menos uns 100km/h e tinha um radar movel la qual a % da multa estou mais preocupado se for passar de 50%
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  • pedro luiz coutinho

    09/04/12

    Recebi uma multa por infração gravissima , velocidade de 60 km/h , passei pelo radar à 98 km/h , considerado para lavração da multa 9l km/h , sera que num caso como este , que por apenas 1 km/h , vou ser enquadrado por infração gravissima , com suspenção de 2 à 7 meses , não haveria uma forma de questionar a multa , não que eu , não esteja errado , porem , sou habilitado fazem 17 anos , e é a primeira vez que sou multado , e de cara vou ser suspenço , por favor me orientem , obrigado
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  • luiz alberto

    08/11/11

    No radar fixo ele calcula a que distancia dele,é o que está direcionado para pegar a frente do carro?há uma intercomunicação do que pega de frente para que o que pega de tras tire a foto do infrator
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