Home » Dicas

Quando devo mudar de marcha

Quando alguém vai conduzir um carro precisa tomar todos os cuidados possíveis para que ele não se desgaste, veja algumas maneiras disso.

Uma das dúvidas mais frequentes que as pessoas podem ter ao conduzir um carro é quanto a hora exata de mudar a marcha, muitos dizem que podem ocorrer desgastes no câmbio, motor ou na embreagem quando é feito de maneira errônea. Sem contar que se você mudar de marcha na hora errada pode fazer com que o seu carro gaste muito mais gasolina do que seria se trocasse na hora exata, mas seria que existe esse ponto exato? Para os especialistas existe esse ponto sim e para tirar as suas principais dúvidas vamos resumir o ponto de vista de alguns deles, isso certamente vai te ajudar a poupar um pouco o seu carro evitando sérios problemas que podem cair sobre ele.

Quando devo mudar de marcha

Para alguns dos especialistas o melhor momento para conseguir alcançar o ponto exato em um carro é quando ele estiver em seu torque máximo, só que se você quiser economizar combustível deve acelerar de forma gradual para que o carro chegue naturalmente ao troque em que deve fazer a mudança de marcha. Quando você se controla no acelerador o seu carro consegue economizar mais combustível e evitar gastos desnecessários em momentos que não é preciso uma aceleração exagerada. Normalmente quando você está em uma subida o carro demora mais para pegar embalo e por isso pode ser que você demore mais tempo para trocar as marchas, em um carro 1.0 o ponto máximo é 3.800 rpm na maioria dos casos.

câmbio

Outras maneiras de trocar de marcha

Alguns especialistas acreditam que um carro deve andar nas marchas mais leves o quanto antes, pois normalmente elas são as que menos gastam combustível, mas para conseguir esse ponto é preciso estar em um terreno leve e com pouca subida. Afinal se forçar o carro em marchas leves nesses ambientes o seu carro vai consumir muito mais combustível do que seria nas marchas pesadas, com isso a melhor coisa a fazer é analisar cada local pelo som que o seu carro vai produzir, se notar que ele está se esforçando muito será necessário trocar a marcha e aí é você que vai ter que perceber se é para aumentar ou diminuir.

Painel do carro

Ficar atento a esses pontos é muito importante para quem quer que o carro tenha uma durabilidade bem maior do que normalmente é oferecido aos usuários descuidados, com isso as chances de diminuir os gastos que terá com o seu veículo serão bem maiores. Sempre que possível analise o conta-giros de seu carro ou entenda o seu ronco, quando ele estiver pedindo marchas é hora de trocar e economizar combustível.

Tags: , , ,
Publicado por Andre
Revisado em 23/05/2013

Compartilhar