Home » Dicas » Curiosidades

Caveirão da polícia do Rio de Janeiro

Um supercarro pode ajudar e muito a polícia militar do Rio de Janeiro a conseguir se sair bem nas situações difíceis, seu nome é Caveirão.

Caveirão nas ruas

Sabemos que o Rio de Janeiro é um dos estados onde a violência é mais notória do país, mas principalmente na cidade do Rio de Janeiro onde estão concentrada as maiores favelas e também a maior parte das pessoas relacionadas com o crime organizado. A luta dos policiais contra isso é muito grande por isso eles precisam não apenas serem treinados para conseguirem se sair bem como também terem equipamentos para isso. Na hora de subirem os morros os policiais envolvidos nas operações precisam de muitos recursos para conseguirem fazer isso, nessa hora um carro blindado e com muitos equipamentos podem ajudar nesse sentido, vamos falar então desse grande modelo que tem ajudado bastante a polícia do BOPE a conseguir se sair bem nessas operações difíceis.

Maverick Paramount

De início foram vendidas oito unidades para o governo do Rio que deu quatro delas para serem usadas pelo BOPE e as demais para serem disponibilizadas para os demais batalhões de polícia do Rio. Sua blindagem é bem mais parruda do que as usadas em carros forte, o fabricante que é da África do Sul e está acostumado com os tipos de situações que o Rio de Janeiro passa, não brincou em serviço, na verdade criou um super carro para combater o crime em qualquer parte do mundo. O modelo mais simples desenvolvido pode aguentar disparos de uma arma 7.62 mm ou até mesmo de um fuzil automático leve de 12,7 milímetros. Isso significa que o veículo também é muito pesado e precisa de um bom motor para conseguir rodar e além de tudo subir as principais ruas dos morros do Rio de Janeiro, coisa que não é fácil nem mesmo para os carros mais potentes.

Caveirão sendo apresentado

Motorização do Caveirão

Por sua vez o carro tem como motor um turbodiesel Cummins de 6.7 de seis cilindros que é capaz de gerar até mesmo 300 cavalos de potência para aguentar todo o peso interior e também o peso dos passageiros que irão por dentro. Com até mesmo 15 toneladas em seu interior ele pode chegar a uma velocidade de 120 quilômetros por hora em uma rodovia comum, dentro da cidade ou do morro ele pode manter a velocidade de um carro. Para que o motorista não se incomode com as marchas em situações tensas o câmbio é automático e permite a ele se concentrar apenas em conduzir em qualquer situação que seja.

Interior do Caveirão

Sem dúvidas a polícia do Rio de Janeiro se sente bem mais segura na hora de usar esse veículo para conseguir se sair bem no dia a dia, provavelmente outros estados também vão acabar usando esse tipo de carro futuramente, mas é preciso encomendar com certo tempo de antecedência.

Tags: , , ,
Publicado por Andre
Revisado em 11/04/2013

Compartilhar