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Aprenda escolher calotas para seu carro

Aprenda escolher calotas para seu carro

O objetivo das calotas basicamente é dar um visual mais bonito para os carros equipados com rodas de aço. Fabricadas com material plástico também tem o objetivo de proteger o aro contra leves impactos que as rodas podem sofrer contra a guia, como por exemplo, quando o motorista do veículo vai manobrar para estacionar.
A roda do seu carro está precisando de uma calota e você não sabe qual escolher? Saiba alguns cuidados que devem ser tomados antes de comprar um jogo de calotas. Abaixo você confere algumas dicas que o guiadicasgratis.com preparou para você.
As calotas mais seguras e confiáveis são as originais, vindas de fabrica ou compradas em concessionárias autorizadas. Calotas originais normalmente são fixadas pelos parafusos da própria roda, fazendo com que elas se mantenham bem presas até em altas velocidades.
O mercado ainda oferece outros modelos de calotas de qualidade, porém nem todas cumprem o seu papel e são confiáveis. Pois grande parte dessas calotas são fixadas somente por encaixe no contorno da roda, isso nem sempre funciona adequadamente e dão total segurança podendo se soltar. O mais indicado é investir em produtos de qualidade que garantem a segurança e que são fixadas pelos próprios parafusos das rodas, mesmo que o custo seja um pouco maior. Isso pode evitar acidentes com calotas que se soltam e saem voando.
Essas dicas valem também para a calota parcial, aquela calota menor que é presa ao centro da roda. A função desse tipo de calota também é estética, mas também tem como objetivo tampar ou esconder parafusos, porcas ou as ponteiras das juntas homocineticas. Para esse tipo de calota as mais indicadas são as originais, que oferecem maior segurança e dificilmente se soltam, mesmo que sejam presas somente por pressão. Em relação à conservação das calotas não existe nenhum cuidado em especifico.
Mas, é importante lava-la com o mesmo cuidado usado para lavar as rodas e deixa-las limpas.
Outra dica importante é ficar alerta com um tipo de calota que o mercado vem oferecendo. Esse tipo de calota deixa uma roda de aro 13 com um visual parecido com uma de aro 15, esse acessório de dimensão maior é feito designadamente para se encaixar em rodas de aros menores. O problema desse tipo de calota é que as extremidades do acessório ficam em contato direto com a lateral do pneu. Isso faz com que a borracha do pneu sofra um desgaste excessivo e até estoure com o tempo de uso, causando um risco tanto para o motorista do veículo, quanto para quem estiver por perto.
Um outro problema de alguns tipos de calotas são aqueles modelos muito fechados, que prejudicam a ventilação do sistema de freios fazendo com que o sistema se superaqueça. Um sistema de freios com ventilação prejudicada pode não agir com eficiência, pois as pastilhas e lonas podem aquecer tanto que acaba diminuindo drasticamente a capacidade de frenagem. Nesse caso, um acidente pode ser inevitável. Portanto, para evitar problemas, leve as dicas em consideração e procure adquirir calotas originais ou adquiridas em concessionárias autorizadas.

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Publicado por Bruno
Revisado em 22/04/2010

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